Postado 10/03/2010
by Prof Marcos Francioly
Até metade da ajuda alimentar enviada à Somália é desviada das pessoas que necessitam dela para uma rede de intermediários corruptos, militantes radicais islâmicos e funcionários locais da ONU, segundo um novo relatório do Conselho de Segurança.
O relatório, que ainda não foi divulgado, mas que foi mostrado ao “New York Times”, traça uma série de problemas tão graves que ele recomenda ao secretário-geral Ban Ki-moon a abertura de uma investigação independente do Programa Mundial de Alimentos de lá. Ele sugere que o programa reconstrua o sistema de distribuição de alimentos –que atende pelo menos 2,5 milhões de pessoas– a partir da estaca zero para quebrar o que descreve como um cartel corrupto de distribuidores somalis.
Além do desvio da ajuda alimentar, as autoridades regionais somalis estão colaborando com os piratas que sequestram navios ao longo da costa sem lei, diz o relatório, e os ministros do governo somali leiloaram vistos diplomáticos para viagens à Europa para quem desse o maior lance, alguns deles podendo ser piratas ou insurgentes.via: New York Times
Acesso em 11/08/2011
http://www.geomundi.org/?p=1696
Postado por Marta Aparecida da Silva Teixeira