quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Notícia sobre a Somália





Até metade da ajuda alimentar enviada à Somália é desviada das pessoas que necessitam dela para uma rede de intermediários corruptos, militantes radicais islâmicos e funcionários locais da ONU, segundo um novo relatório do Conselho de Segurança.
O relatório, que ainda não foi divulgado, mas que foi mostrado ao “New York Times”, traça uma série de problemas tão graves que ele recomenda ao secretário-geral Ban Ki-moon a abertura de uma investigação independente do Programa Mundial de Alimentos de lá. Ele sugere que o programa reconstrua o sistema de distribuição de alimentos –que atende pelo menos 2,5 milhões de pessoas– a partir da estaca zero para quebrar o que descreve como um cartel corrupto de distribuidores somalis.
Além do desvio da ajuda alimentar, as autoridades regionais somalis estão colaborando com os piratas que sequestram navios ao longo da costa sem lei, diz o relatório, e os ministros do governo somali leiloaram vistos diplomáticos para viagens à Europa para quem desse o maior lance, alguns deles podendo ser piratas ou insurgentes.
via: New York Times

Acesso em 11/08/2011

http://www.geomundi.org/?p=1696

Postado por Marta Aparecida da Silva Teixeira



11 comentários:

  1. É realmente o fim o que acontece com a ajuda humanitária, pois por várias vezes não chega aos necessitados.

    ResponderExcluir
  2. Este é mais um dos absurdos ocorridos no continente africano que tem uma carência enorme em vários aspectos e são roubados até hoje. Faz-nos refletir o nosso país que também vivencia essa realidade em regiões Norte e Nordeste, e em momentos de grande impacto da natureza como o ocorrido nas cidades serranas do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto nos mostra como uns fazem reverencias e se promovem com as dificuldades de outros.

      Excluir
  3. É isso reflete a ausência de um governo legitimo que esteja a serviço do povo. Infelizmente somente o povo é capaz de mudar essa realidade. Por mais que haja iniciativas de governos e particulares de outros países, a democracia de um país é construída pelo seu povo.
    por Francisca Irami

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde,
    Adorei o blog de vocês, este assunto está bem explicado.Pois realmente o continte enfrentou e ainda enfrenta muitos problemas socias, é um povo sofrido e também é um lugar com muitas riquezas , porém não reconhecidas no mundo.
    Professora: Patrícia Curcio de Campos

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde,

    Nesta situação, ainda vejo como os culpados, países que dão uma "ajuda", que na verdade é desvirtuada... Pois como diz o velho ditado... "É melhor ensinar a pescar do que dar o peixe", e é isso que eles veem fazendo... dando o peixe... Uma ajuda real seria ajudar esses países a se desenvolverem de fato, a avançarem na agricultura, na indústria... desenvolver socioeconomicamente... Mas esse não é o objetivo... mais fácil mandar alguns remédios e uns quilinhos de alimento!!! VERGONHA MUNDIAL!!!

    Prof. Fábio Lemos

    ResponderExcluir
  7. Pode-se perceber através desse texto e dos estudos que estamos realizando sobre a África a fragilidade humana nesse planeta, como é grande a ignorância e a desumanidade, enquabnto países ricos se preocupam em aumentar o potencial bélico e fazer a guerra ceifando vidas de inocentes, milhares de pessoas morrem de inanição e por doenças já erradicadas em outros cantos do Mundo. É triste e até vergonhoso dizer que o ser humeno age pela razão.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo trabalho ,informações importantes para trabalharmos junto com o currículo.

    ResponderExcluir