domingo, 22 de maio de 2011

Agricultura na África


         A maioria da população africana concentra-se no campo.
         Atualmente a maior parte dos trabalhadores do campo, no continente africano, são assalariados temporários geralmente pessoas de baixa renda e sem proteção trabalhista.
         No continente encontra-se uma grande quantidade de solo infértil, exceto na porção oriental onde se encontra solos de terra roxa.
         A escassez de água é um problema para o continente, principalmente na porção norte e sul da África, em regiões de clima árido e semi-árido e pouca ocorrência de chuvas, a agricultura é praticada em maior parte nos Oasis e próxima a margens de rios.
         Existe no continente a agricultura de subsistência, a comercial e a de plantation.
         Na agricultura de subsistência, praticam a policultura, cultivam-se banana, feijão, inhame, milhete, sorgo e pimenta. Caracterizado por técnicas agrícolas ultrapassadas, principalmente pela derrubada da vegetação e as queimadas é uma técnica antiga usada para limpar os terrenos. Mas, essa técnica causa sérios problemas ambientais, pois leva a desertificação, baixa fertilidade do solo e favorece a erosão. É um tipo de agricultura praticada pela população mais pobre.
         A agricultura comercial atende a pequena população das cidades.
         A agricultura de plantations é baseada praticamente na monocultura para exportação e mão de obra barata. Ela é praticada nos melhores solos e atualmente abrange mais da metade do espaço agrícola do continente. Muitas vezes esse tipo de agricultura está sob o controle de estrangeiros. Os produtos mais cultivados nas plantations: algodão, açúcar, cacau, amendoim, tabaco e café. Esses produtos são oferecidos em grande quantidade no mercado internacional, tendo um baixo preço, gerando pouca renda e baixos lucros para os países que os exportam.
          A ampliação da agricultura de plantations reduz a área da agricultura de subsistência, aumentando a fome no continente.
          Também o subsidio dado pelo governo dos Estados Unidos  da América aos agricultores norte americanos, acaba prejudicando a África no comércio mundial.

Escrito por: Marta Aparecida da Silva Teixeira

18 comentários:

  1. É de uma tolice gigantesca suas assertivas especialmente aquelas que acham que a agriculturA Familiar e de subsistencia é o caminho para felicidade, é o mesmo q achar q o mundo perfeito está no passado e nunca no futuro e que se acha a tal por repetir falácias economicas que julgam q a agricultura empresarial é errada. Nossa quanto preconceito contra o progresso e quantas loas ao atraso. Eng. Agr.Francisco Fido Fontana

    ResponderExcluir
  2. Creio que o bom senso e o equilíbrio sempre preponderam nas questões sòcio-econômica. Mas as colocações da Theresa nos fazem refletir, principalmente quando pregamos a agricultura familiar. Viva a liberdade de expressão. Valeu Thereza!

    ResponderExcluir
  3. parabens pelo o texto ajudou muito na minha pesquisa obrig

    ResponderExcluir
  4. eu tambem creio que a agricultura familiar nao seja o ideal para se enriquecer mas tambem acho que a aposta nos estencionistas para a producao agricula familiar sera o passo mais importante para a reducao da pubresa em grande percentajem

    ResponderExcluir
  5. Podem mi dizer quais são os países que praticam agricultura moderna

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do texto Marta, abordagens históricas trazem conflitos pois não ficam enquadradas em conceitos tais como,presente,passado,moderno,ultrapassado, capitalismo ou socialismo.
    Apenas abordam recortes históricos e modos de vida em diferentes sociedades...Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. só falta um mapa para saber qual região planta o que.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de ouvir do Sr.Sr.Eng.Agr.plantão, quais seriam as sugestões possíveis para diminuir o problema da fome na África???

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de ouvir do Sr.Sr.Eng.Agr.plantão, quais seriam as sugestões possíveis para diminuir o problema da fome na África???

    ResponderExcluir
  11. Me ajudou muito no dever, parabéns

    ResponderExcluir
  12. eu nem tava querendo comentar sobre esse absurdo texto,mas nao deu pra suportar a raiva e indignaçao ao ver essa parte '' Também o subsidio dado pelo governo dos Estados Unidos da América aos agricultores norte americanos, acaba prejudicando a África no comércio mundial.'',,..... meu,se liga,nao apenas E.U.A. da subsidio paises como o brasil,china e muitos outros inclusive até paises africanos dão subsidios aos agricultores e isso é dinheiro do proprio pais arrecadado em impostos em sua maioria na industria,petroleo,importaçao e exportaçao,isso nao é errado e nem crime contra outra nação..o que voce sugere?que nós por exemplo deixemos de produzir pra que a o alimento produzido pela africa seje mais valorizado?e voce pagaria o aumento do meu alimento ?creio que nao,entao acho que devas voltar a escola,e se apagares meu comentario como ja fizesse com outros que te criticaram?nao se preucupe,pois ja dei printe e ficarei postando o link do print pra que vejam que voce nao aceita que esta errada...

    ResponderExcluir
  13. Só comentei pra ter um comentário em 2018 , em um blog feito em 2011

    ResponderExcluir
  14. mas são sò esses três tipos de agricultura na africa

    ResponderExcluir